Porque esse anseio?

N_ChangeLife Mudar nao é fácil .

O problema é que nós mesmo nos prendemos a amarras dos  velhos hábitos.

O motivo é: se livrar de um comportamento vai além da força de vontade. Como se em nós existisse um componente interno, sempre nos testando, toda a vez que resolvemos mudar padrões em nossas vidas.  Acredito que a nossa própria razão muitas vezes  colabora para nos sentirmos melhor cultivando os velhos hábitos, por pior que estes sejam. Chamaria de auto-boicote, ou melhor, de autossabotagem. Importante é saber que, embora não seja fácil e nem imediato, o gosto de vitória que vem depois de nosso esforço para mudar aquilo que nos fazia mal compensa o esforço. Afinal, somos programados para dar valor ao que aumenta nossa chance de sobrevivência.

Impressionante como de fato tentamos nos manter no velho padrão, no lugar onde nos sentimos confortáveis, mas em que muitas vezes não estamos felizes. Só digo uma coisa, mudar é muito difícil, por isso comece devagar.

Ponha objetivos. O que deseja mudar em você? O que está repetindo que não te faz bem? Porque sempre hesita em mudar? É porque se sente segura na zona de conforto?

Eu já senti e sinto muitas vezes isso. Tenho grande vontade de mudar, além da consciência perfeita de que devo mudar um velho padrão. Quero andar para frente. Quero conseguir alcançar o que objetivo para minha vida. Mas, é como se algo me puxasse, e não consigo dar o primeiro passo à mudança.

Hoje resolvi mudar um velho habito que é comer Nutella todas as noites.

Por que este ansejo? Sei que não faz bem para saúde. Sei que engorda. E sinto me culpada e mal depois. Então por que não parar? Ou, diminuir?

Pensei e me deparei com a seguinte resposta: eu quando como nutela me sinto feliz. Um sentimento de calma me acomete e sinto estar preparada para dormir. Rs.

Novamente, pensei: mas por que preciso disso para me deixar feliz sabendo que faz mal?

Fui buscar em poucos minutos respostas. Quando a gente faz algo repetidamente, mesmo que seja ruim para nós, penso que seja em primeiro lugar,  porque nosso cérebro esta programado para fazer isso e assim só sentimos o prazer quando executamos tal coisa. Outra razão, seriam os motivos que estão por detrás da ação. Algum vazio, ou algum problema na infância que mexe com a nossa auto-estima a ponto de não cuidarmos de nós mesmos. Muitas vezes, repetimos certas ações porque  assim seremos amados. Nosso comportamento é a expressão de fatores que envolvem nossas vidas no passado. Ações particulares que se acumulam e viram hábitos quando conversam com a nossa história do passado.  E nossos desejos.

Por exemplo, alguém que  sentia falta de atenção do pai pode crescer acreditando que existe algo de errado com ela mesma. No futuro, esta pessoa acaba se envolvendo  com uma pessoa que  não a trata bem.  Inconscientemente, acredito que esta pessoa sente que não merece ser amada, afinal nunca sentiu esse amor quando criança. E torna-se um hábito se envolver com pessoas que a trata mal.

Hábitos são sequencias de ações aprendidas depois de muitas repetições, até que passam a ser executadas com o mínimo de esforço mental. Então, vamos já mudar nossos maus hábitos, não é?Além de analisarmos um pouco nossas ações, prestando atenção de onde vem os maus hábitos,  precisamos, também, saber abrir mão  do prazer imediato. Focar no prazer a longo prazo, que nos fará colher frutos no futuro – e isso nos dará prazer duradouro.

Eu hoje escolhi não comer minha Nutella à noite, pois já estou conciente de que  a comia para sentir prazer imediato. Sei, no fundo, de que algo está faltando.

Vou pensar, bem na hora que a  vontade vier, que é apenas um impulso. Que naquele momento é bom, mas que depois me sinto mal.  Buscarei resolver o verdadeiro problema que me leva a atacar quase que um pote de Nutella por noite.

Vamos lá gente!

Beijos com carinho, Isa

  • http://www.facebook.com/cidinhalindinhamorelli Cidinha Morelli

    Falou o que eu estava sentindo

  • eliane claus

    tem mudanças que são necessarias e doi muito mais que depois que tudo fica no lugar podemos dizer valeu a pena

  • FABIANE

    Eu estou me sentindo assim!!!