Relacionamentos tóxicos

 

 

 

isso nao eh amor

Bom dia querido leitor, hoje vou falar sobre relacionamentos tóxicos. Eu ja vivi isso e sei bem como que é .  Acontece com muitos de nós, muitas vezes sem percebermos.  É importante ressaltar que ninguém permanece em um relacionamento destrutivo porque gosta, mas sim pela impossibilidade de observar os comportamentos do parceiro (a) como abusivo.  Quando bate a paixão ficamos cegos. E logo entramos com tudo em uma relação sem nem mesmo conhecer o outro.

Nos apaixonamos e quando a gente vê já estamos envolvidos em uma relação toxica, doentia.  O que é uma relação assim? Tem vários tipos . Geralmente um nutre o a doença tóxica do outro, o vício tóxico de por exemplo ser maltratado e fazer as pazes. Esse é apenas um dos exemplos.

É uma relação baseada em controle, ciúmes, manipulação, desrespeito, intimidação, superioridade, possesividade, agressões físicas, agressões verbais, agressões psicológicas, agressões sexuais e abuso de poder sobre a decisão do parceiro .

Quanto mais às pessoas se colocarem a disposição do parceiro , se afastando de si e deixando de lado suas prioridades, mais o relacionamento destrutivo reinará.

Resumindo são relações que nos fazem mal, mas mesmo assim a gente continua vivendo o inferno, porque acreditamos que não conseguiremos viver sem a pessoa e que poderemos com o amor que sentimos um pelo outro, muda lo. Mas ninguém muda ninguém.

E como pode ser um amor saudável se nos faz mal?  Mas existem vários tipos de amor não é?  Existe aquele cara que mata a mulher por ciumes e diz que a amava e por isso a matou, então a palavra amor é muito ampla as vezes a pessoa ama de fato, mas é um amor doentio e perigoso  .

Na maioria das vezes a gente entra em uma relação assim porque estamos carentes ou passando por uma fase ruim . É aí que corre o perigo.

Quando não estamos bem a gente deve avaliar com muita cautela quem estamos colocando em nossas vidas. Só que sei que é muito difícil, ainda mais quando estamos carentes .  Não é?  Procure não entra de cabeça em nenhuma relação quando você não esta bem. Vá com calma.

Aquela calma que não temos quando estamos loucamente precisando de alguém para preencher nossas carências, rs.

Que na verdade não preenche nada.  É só algo paliativo ,como se fosse uma droga.

Passamos por momentos bons com a pessoa sô que na maior parte ouvimos grosserias, maus tratos verbais etc.      Só que como a droga, quando a pessoa esta boazinha ela preenche  por um tempinho nosso vazio e aí é quando confundimos nossos sentimentos e o que pensamos sobre a outra pessoa.

Depois o vazio volta porque não é essa pessoa e nem outra que preenchera o que esta nos faltando que na maior parte do tempo é o amor próprio.

Então na minha experiencia de vida aprendi que temos que nos tratar para nos amarmos e aí darmos espaço para outra pessoa entrar em nossas vidas.

O ideal é fazer uma terapia, cuidar da saúde física e mental, cuidar da estética, procurar os amigos e algo que te de prazer em fazer.  Sao armas que a gente deve ter para nos fazer bem e assim melhorarmos . Colocar coisas e pessoas que a gente ama em nossas vidas é fundamental. Você sabia que uma das estratégias para não entrar em relações  destrutivas é através do autoconhecimento e do auto respeito? Mas nem sempre conseguimos construir esse fortalecimento emocional sozinhos, por isso, a psicoterapia ,também  pode te auxiliar a reconstruir estratégias de enfrentamento.

Não podemos esperar receber de ninguém , aquilo nem a gente se da. Se você se ama , receberá amor.

Bom é isso por hoje . E aí vamos nos cuidar ? Começando por agora !!!!

Beijos, Isa

Só quando estamos  bem é que vamos atrair pessoas legais que nos mereçam.  Quando a gente não se ama , a gente mesmo se coloca para baixo e o outro sente e aí é quando atraímos relações tóxicas.